
Texto base: Isaías 61:1-3.
"1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados,2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus, a consolar todos os que choram3 e a pôr sobre os que choram em Sião uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, manto de louvor em vez de espírito angustiado. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória.” - Isaías 61:1-3 (Nova Almeida Atualizada).
“... o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos pobres...” O texto não se refere excepcionalmente aos pobres que sofrem por carência financeira, até porque existem muitos bilionários paupérrimos. A Boa notícia do Evangelho não é destinada aos arrogantes, pessoas que se bastam, que arrotam suficiência em si mesmas, que parece que não precisam de nada, visto que sempre recorrem ao dinheiro e status social para remediarem as situações adversas que surgem em suas vidas.
O Evangelho da Graça está centralizado em Jesus Cristo. Em seu ministério terreno Ele libertou pessoas cativas e atormentadas por espíritos malignos, ressuscitou mortos, manifestou graça aos enfermos, curou cegos e leprosos. O Evangelho da Graça tem as respostas para todas as dificuldades e carências do ser humano.
Por onde Jesus passava existia esperança, refrigério e vida.
“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;” Atos 10:38 (Nova Almeida Atualizada).
● A Boa notícia é para os pobres,● para os quebrantados,● pessoas feridas que estão sofrendo;● que perderam o ânimo para continuarem tentando,● almas esmagadas pelo desespero e pavor,● pessoas que não conseguem sair das garras do alcoolismo;● Que não conseguem se libertar das drogas;● Pessoas escravas da prostituição,● pessoas que não perdoam a si mesmas,● vivem isoladas de seus familiares,● pessoas que vivem constantemente atacadas por pensamentos suicidas,● vítimas de torturas mentais,● pessoas impotentes diante do sofrimento.
Nesses dias tenho presenciado muitas pessoas presas, abatidas fisicamente e emocionalmente. Pessoas presas ao passado por coisas que praticaram ou que por qualquer outro motivo deixaram de resolver situações que hoje estão pendentes. Vivem sem nenhum entusiasmo pela vida.
Outras vivem no calabouço do remorso porque no passado não tiveram iniciativa em solucionar coisas que hoje as apavoram. A pressão psicológica acaba desencadeando uma série de transtornos como ansiedade, depressão, síndrome do pânico. As terríveis doenças psicossomáticas.
Somente o Evangelho de Jesus Cristo é a solução para preencher o vazio da alma humana:
1. O Evangelho arrebata o homem da escravidão do pecado.2. Através do Evangelho, o Espírito Santo abre o entendimento da pessoa para que possa entender os efeitos da redenção de Cristo, muito além do que os seus sentidos físicos possam perceber.3. Jesus Cristo encerrou definitivamente com as obras do diabo na vida daqueles que confessam o seu nome. Toda a opressão maligna foi sobrepujada pelo perfeito sacrifício na cruz do calvário.
O Evangelho da Graça é a resposta para todas as suas necessidades. Somente a Graça de Deus é a solução para os quebrantados, enfraquecidos, abatidos, desesperançados que estão sem forças para reagir.
A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.
“8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
9 a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
16 Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” - Romanos 10:6-11, 16-17 (Almeida Revista e Corrigida).
A fé está fundamentada na Palavra de Deus. Primeiro a Palavra é acolhida no coração. “... a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”
Depois a boca confessa o que o coração recebeu. “... com a boca se faz confissão para a salvação.”
“... com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” [v. 10].
Fé sempre é acompanhada pela confissão. É impossível crer no coração e não testemunhar Jesus Cristo de forma verbal.
“E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri; por isso, falei. Nós cremos também; por isso, também falamos.” - 2 Coríntios 4:13 (Almeida Revista e Corrigida).
Por que falei? Porque eu cri. “Cri; por isso, falei.”
O regenerado tem garantia de salvação. “Todo aquele que nele crer não será confundido.” [v. 11].
“Por isso diz o Soberano Senhor: "Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.” - Isaías 28:16 (Nova Versão Internacional).
Somos justificados em Cristo pela fé Nele. Somente Nele. Os sábios de todas as épocas desprezaram e continuam desprezando o Evangelho que fala de um simples carpinteiro de Nazaré que nasceu numa manjedoura. Judeus e gentios tratavam o Evangelho com desprezo, faziam pouco caso das Boas Novas de salvação.
“17 Porque Cristo enviou-me não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
22 Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos.” - 1 Coríntios 1:17-23 (Almeida Revista e Corrigida).
O apóstolo Paulo não se envergonhava em anunciar Jesus Cristo. Ele se gloriava no Evangelho que é o poder do Deus Onipotente. É mais poderoso que dinamite. Não há coração de pedra que a Palavra do Todo Poderoso não possa esmiuçar.
“16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” - Romanos 1:16-17 (Almeida Revista e Corrigida).
O Evangelho produz fé salvadora. Não estou falando do evangelho antropocêntrico, voltado para o homem. Não se trata do falso evangelho da prosperidade que fala de um deus mordomo à disposição e serviço do ser humano. Esse evangelho que desperta e exalta o ego (o eu) do homem não é o Evangelho teocêntrico de Jesus Cristo. No evangelho da prosperidade a vontade do homem que está em evidência e não a Vontade de Deus.
“6 Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho,
7 o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
9 Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.” - Gálatas 1:6-9 (Almeida Revista e Atualizada).
Tanto líderes como seus seguidores odeiam a Palavra da cruz que nos conduz a renúncia de nós mesmos.
“17 Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.
18 Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.
19 O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas.” - Filipenses 3:17-19.
O evangelho da prosperidade é preferido pela maioria das pessoas, mas não é verdadeiro. Atrai multidões fascinadas pelas coisas que o mundo tem para oferecer e não pela graça oferecida por Deus através do Evangelho de Jesus Cristo. Produz apenas a satisfação da carne, sendo preenchidos de soberba, ganância desenfreada, mas não pode suprir o vazio que corrói a alma.
“4 Filhinhos, vocês são de Deus e venceram os falsos profetas, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.
5 Eles procedem do mundo; por essa razão, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve.
6 Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.” - 1 João 4:4-6 (Nova Almeida Atualizada).
Os falsos profetas são governados pelo espírito de engano. Eles são do mundo e vivem envolvidos com as coisas do mundo.
Somente a fé em Jesus Cristo pode te libertar da doença mais terrível que afetou toda a humanidade. Essa doença se chama pecado. O homem sem Cristo está em estado de decomposição, desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã.
“5 Porque seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma, e todo o coração, fraco.
6 Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecida com óleo.” - Isaías 1:5-6 (Almeida Revista e Corrigida).
Nesta mensagem trago as boas notícias de salvação e libertação para pessoas que sofrem e gemem debaixo do cativeiro do maligno.
O intuito de Satanás é:
● tirar a sua alegria,● matar os seus sonhos,● arruinar a sua saúde,● acabar com seu casamento...
O objetivo de Satanás é corroer sua qualidade de vida, te amarrar a situações do passado. Traumas, remorsos, sentimentos de ira e de vingança.
Muitas pessoas se encontram:
● amarradas,● encarceradas,● algemadas,● aprisionadas,● escravizadas,● cativas debaixo da opressão do inimigo.
Na carta aos Efésios 2:2-3 diz que o diabo só pode agir nos filhos da desobediência. Nas pessoas que ainda não creram e confessaram Jesus como Salvador de suas vidas. Ele só pode atuar nas pessoas que não obedecem ao Evangelho, que ainda não receberam um novo coração do Pai.
“2 Em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;
3 entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” - Efésios 2:2-3 (Almeida Revista e Corrigida).
Antes da nossa experiência na identificação na crucificação e morte com Cristo, seguíamos cativos pelas correntes malignas.
O vírus mortal do pecado de Adão atingiu toda a humanidade. Todo ser humano já nasce em rebeldia contra Deus. Pode ser até uma pessoa bem vista pela sociedade por suas obras. Pode ser um bom pai de família, pessoa sem vícios e honesta nos seus negócios, mas se ainda não experimentou o milagre do novo nascimento, permanece debaixo da ira de Deus.
A situação do homem não regenerado em Cristo é desesperadora.
Mas depois da experiência da cruz, estamos seguros em Cristo. Ele despojou principados e potestades malignas que não podem mais nos tocar.
O diabo não pode tocar nas pessoas renascidas em Cristo. “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” - 1 João 5:18 (Almeida Revista e Corrigida).
A Boa notícia é que Jesus já desfez as obras do diabo na cruz do calvário. Os grilhões foram despedaçados.
“Quem pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” - 1 João 3:8 (Almeida Revista e Corrigida).
O salvo não pode viver na prática contínua de pecado. Isso não significa que ele não possa pecar, mas que não pode permanecer ativamente no pecado.
Jugo significa prisão, opressão demoníaca. O profeta Isaías profetizou que a unção despedaça, destrói, esmiuça todo jugo.
“E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.” - Isaías 10:27 (Almeida Revista e Corrigida).
“... a consolar todos os que choram.” [v. 2].
Jesus já enviou o Consolador, o Espírito Santo, para consolar pessoas que não tem mais lágrimas para chorar. Pessoas que só encontram portas fechadas e muita humilhação.
No tempo do profeta Isaías, as pessoas usavam cinzas para expressar todo o seu sofrimento e luto nos períodos de perdas e derrotas. Nos momentos de crises e aflições as pessoas se vestiam de pano de saco e jogavam cinzas por cima da cabeça.
Mas, hoje, no período da graça as pessoas que sofrem recebem a Boa Notícia: O Evangelho que produz fé salvadora.
“E a pôr sobre os que choram em Sião uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, manto de louvor em vez de espírito angustiado. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória.” [v. 3].
● Coroa em vez de cinza na cabeça;● Perfume de alegria em vez de lágrimas;● Roupas de festa em vez de luto;● Manto de louvor em vez de pano de saco, cinzas e espírito deprimido.
Temos uma arma poderosa. Temos o Evangelho que salva e liberta. O Evangelho é uma arma que nos protege das investidas do maligno. Faça uso desta arma para proteger sua casa, seus familiares, tendo os seus em segurança total.
Em Lucas 11:14-22 Jesus explica sua vitória sobre Satanás e seus demônios. Jesus libertou um homem de um espírito mudo. O objetivo de Satanás é prejudicar de todas as formas possíveis o ser humano. Ele se utiliza de vários artifícios e armas para prender e escravizar as suas vítimas.
“14 E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão.
15 Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios.
16 E outros, tentando-o, pediam-lhe um sinal do céu.
17 Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será assolado; e a casa dividida contra si mesma cairá.
18 E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu.
19 E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Eles, pois, serão os vossos juízes.
20 Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, a vós é chegado o Reino de Deus.
21 Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem.
22 Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava e reparte os seus despojos.” - Lucas 11:14-22 (Almeida Revista e Corrigida).
Jesus descreve o diabo como um ser valente. Não podemos ignorar o poder do inimigo. Precisamos estar vigilantes. Ele mantém o seu sistema aparelhado, usando suas armas de forma ofensiva e defensiva. Seus agentes agem de forma organizada. O diabo e seus demônios não são desordenados como muitas pessoas pensam.
Entretanto, Jesus com toda a sua autoridade é mais valente do que o valente, arrebatando do poder do inimigo as pessoas que se encontravam aprisionadas e cativas.
“Para abrir os olhos deles e convertê-los das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus, a fim de que eles recebam remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.” - Atos 26:18 (Nova Almeida Atualizada).
Jesus, o mais valente, invadiu a casa do valente e destruiu todo seu sistema de segurança.
“O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” - Colossenses 1:13 (Almeida Corrigida Fiel).
Jesus foi crucificado e morto numa cruz, mas ao terceiro dia ressuscitou. Ele subiu em triunfo ao céu, levando prisioneiro todo o cativeiro, todas as amarras, todas as algemas, todo o embaraço, toda a escravidão e servidão.
Jesus levou cativo o cativeiro. “Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens.” - Efésios 4:8 (Almeida Revista e Corrigida).
Fomos selados com o Espírito Santo. Somos propriedade exclusiva de Deus, de Suas mãos ninguém pode nos arrebatar, e nenhum regenerado em Cristo pode ser possuído por um demônio.
Toda a pessoa que teve experiência do novo nascimento está liberta por Cristo.
Jesus nos arrebatou do lamaçal de pecado e nos transportou para um reino inabalável, nos fazendo assentar nos lugares celestiais. Hoje exercemos a autoridade que Jesus nos delegou.
“14 havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.” - Colossenses 2:14-15 (Almeida Revista e Corrigida).
Toda a nossa dívida de pecados foi paga por Jesus Cristo. Ele recebeu a penalidade de morte em nosso lugar. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” - Romanos 6:23 (Almeida Revista e Corrigida).
Principados e potestades foram derrotados e envergonhados em público. Jesus triunfou sobre as forças demoníacas.
“14 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo,
15 e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.” - Hebreus 2:14-15 (Almeida Revista e Corrigida).
“O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação e o meu alto refúgio.” - Salmos 18:2 (Almeida Revista e Corrigida).
Davi expressa toda a sua gratidão a Deus pela sua fé, esperança e certeza da vitória sobre seus inimigos.
● Jesus está trazendo libertação de sentimentos de mágoas;● Libertação de sentimentos de rejeição;● Libertação de sentimentos de autopiedade;● Libertação de sentimentos de culpa;● Libertação de sentimentos de tristeza;● Libertação de sentimentos de ódio;● Libertação de sentimentos de complexo de inferioridade;● Libertação de sentimentos de desvalor;● Libertação de medo, angustia, depressão, síndrome do pânico.
Todas as pessoas que nasceram de novo precisam conhecer sua posição em Cristo.
Todo aquele que é nascido de Deus está livre do poder das trevas. Está livre das potestades do diabo.
Jesus destruiu as grades e o todo cativeiro de Satanás contra nós.
Jesus rompeu definitivamente com o poder do inimigo sobre sua vida. Ele venceu e expulsou Satanás e seus agentes. No Reino de Deus não existe lugar para demônios.
“Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo.” - João 12:31 (Almeida Revista e Corrigida).
Jesus por sua morte subjugou o diabo. Todo aquele que está em Cristo é um vencedor pela fé.
“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” - 1 João 5:4 (Almeida Revista e Corrigida).
Receba esta Palavra em seu coração na certeza de que somos salvos pela fé, vivemos diariamente pela fé e triunfamos em Cristo de fé em fé.
Em Cristo
Josnei Borges dos Santos
Parte 2 → As Boas Novas de Salvação - Segunda Parte