
obs: Todos os sublinhados, grifo em negrito nos textos bíblicos são meus.
Texto base: Gálatas 6:14-15.
"14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo.15 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura." - Gálatas 6:14-15 (Almeida Revista e Corrigida).
Na Nova Versão Transformadora diz: "14 Quanto a mim, que eu jamais me glorie em qualquer coisa, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Por causa dessa cruz meu interesse neste mundo foi crucificado, e o interesse do mundo em mim também morreu.
15 Não importa se fomos circuncidados ou não. O que importa é que fomos transformados em nova criação."
Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje diz: "14 Mas eu me orgulharei somente da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, o mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo.
15 Não faz nenhuma diferença se o homem é circuncidado ou não; o importante é que ele seja uma nova pessoa."
Na Bíblia King James Atualizada diz: "14 Quanto a mim, no entanto, que eu jamais venha a me orgulhar, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio da qual o mundo já foi crucificado para mim, e eu para o mundo.
15 Não há, de fato, o menor valor em ser ou não ser circuncidado. O que realmente importa é ser uma nova criação."
Na Nova Versão Internacional diz: "14 Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.
15 De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação."
O apóstolo Paulo não está nos encorajando a adoração da cruz ou crucifixo (estaurolatria). Sabemos que isso é obra da carne que se enquadra no pecado de idolatria. O texto bíblico está tratando da “cruz de Cristo”.
A Palavra da Cruz era a principal motivação e exultação do ministério do apóstolo. Ele pregava com ousadia o Evangelho do Cristo crucificado. "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo..." - Gálatas 6:14 (Almeida Revista e Corrigida).
● Paulo poderia se orgulhar por ser judeu,● poderia se orgulhar pelas revelações recebidas do alto,● poderia se orgulhar pelo privilégio de aprender aos pés de Gamaliel,● poderia se orgulhar pela sua capacidade intelectual de falar vários idiomas...
Porém, o único motivo de triunfo dele era a “cruz de Cristo” que na época era um instrumento de tortura, morte, maldição e vergonha. Ela era “escândalo para os judeus, loucura para os gentios”.
"mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos." - 1 Coríntios 1:23 (Almeida Revista e Corrigida).
Cruz era um símbolo de vergonha e desprezo pelas pessoas da Galácia, porém o apóstolo Paulo não fugia e nem se envergonhava dela.
"3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.
4 Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu:
5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu,
6 segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.
7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo
9 e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé." - Filipenses 3:3-9 (Almeida Revista e Corrigida).
As pessoas não convertidas a Cristo se orgulham e se gloriam na carne, mas a cruz desmascara e golpeia o nosso “eu”.
● No que está consolidada a sua vida?● No que está firmada a sua adoração?● No que está fundamentada a sua confiança?● O que é prioridade para você?● Sua segurança está alicerçada no quê?
Vejo muitos crentes mal humorados disputando cargos na sociedade e na congregação em busca de status. Ambicionam serem aceitos pelas pessoas. Nessa busca frenética por fama e reconhecimento rejeitam a cruz de Cristo.
O apóstolo Paulo exultava a morte expiatória de Cristo. O sacrifício de Jesus na cruz era o centro de sua pregação.
"Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado." - 1 Coríntios 2:2 (Almeida Revista e Corrigida).
Obras da lei e a religião formal não produzem mudança interior no ser humano tornando-o aceitável a Deus. Foi pelo sacrifício de Jesus na cruz que o Pai nos reconciliou consigo mesmo. Não somos aceitos pelo Pai pelo que fazemos para agradá-Lo, mas pelo que Cristo fez, consumando na cruz.
A obra de Cristo foi consumada na cruz.
"E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." - João 19:30 (Almeida Revista e Corrigida).
O Pai enviou o Seu Filho para finalizar a Sua obra.
"Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra." - João 4:34 (Almeida Revista e Corrigida).
Na Nova Versão Internacional diz: "Disse Jesus: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra."
Na Bíblia King James Atualizada diz: "Explicou-lhes Jesus: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a sua obra."
"Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer." - João 17:4. (Almeida Revista e Corrigida).
Gálatas 6:14 destaca três crucificações:
1. A Crucificação de nosso Senhor, Salvador e Redentor Jesus Cristo.
"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo,..." - Gálatas 6:14 (Almeida Revista e Corrigida).
Foi na cruz que Jesus se fez maldito por nós. O Cristo imaculado executado como o mais vil criminoso.
"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;" - Gálatas 3:13 (Almeida Revista e Corrigida).
Jesus se fez maldito sem nunca ter pecado. Não havia pecado Nele.
"Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus." - 2 Coríntios 5:21 (Almeida Revista e Corrigida).
No sacrifício de cruz foi consumada a nossa redenção.
2. A crucificação do mundo para todos os renascidos em Cristo. Para todos os que foram transformados em novas criaturas.
Nossa identificação com Cristo em Sua morte de cruz é a única forma de sermos libertos do sistema do mundo.
"... pela qual o mundo está crucificado para mim..." - Gálatas 6:14 (Almeida Revista e Corrigida).
As regras humanas não podem nos salvar.
Concordo plenamente com o comentário de William Hendriksen.
“[...] Por esta cruz, diz Paulo, “o mundo foi crucificado para mim”. Ele não diz: “Eu crucifiquei o mundo”, e, sim, “o mundo foi crucificado para mim”. [...] O “mundo”, ou seja, todos os prazeres e tesouros terrenos, honras e valores mundanos que lutam para afastar a alma de Cristo, perderam os seus encantos para Paulo. O mundo morrera para Paulo." (1)
João Calvino segue a mesma linha de pensamento.
“O mundo está crucificado para mim, diz Paulo. No mesmo sentido, em outro lugar ele declara que considera todas as coisas como esterco [Fp 3.8]. Crucificar o mundo é menosprezá-lo e reduzi-lo a nada.” (2)
Morrer para o mundo significa ter a sua mentalidade mudada.
3. A crucificação do renascido para o mundo.
"... e eu, para o mundo." - Gálatas 6:14 (Almeida Revista e Corrigida).
O terceiro ponto trata da nossa crucificação pessoal. Ser uma nova criação em Cristo. Nossas obras de justiça humana jamais nos aperfeiçoarão diante de Deus.
O comentário de Augustus Nicodemus confirma o que estamos tratando.
“Paulo afirma que pela cruz de Cristo “o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo” (v. 14). Isso a Lei não podia fazer. A palavra “mundo” aqui remete ao sistema de valores pecaminosos da humanidade sem Deus, à maneira de pensar do mundo decaído, com suas tentações, atrações, pecados e antagonismos a Deus. Morrer para o mundo, no sentido de não ser parte dele, é não ser mais julgado nem condenado com ele. Isso é a essência do cristianismo.” (3)
Tiramos algumas lições:
As obras da lei não produzem mudança interior.
O mundo perde todo o seu encanto numa mente regenerada.
Jesus não foi crucificado sozinho naquela cruz.
Fomos identificados e crucificados com Ele.
Morremos para o mundo e o mundo para nós, sendo transformados por Deus numa nova criatura.
"Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura." - Gálatas 6:15 (Almeida Revista e Corrigida).
O pastor Augustus Nicodemus comenta sobre a nova criação em Cristo.
“‘O segundo motivo pelo qual Paulo se gloria na cruz é exposto no versículo 15: “Nem a circuncisão nem a incircuncisão são coisa alguma, mas, sim, o ser nova criação”. Além de morrer para o mundo, somos feitos nova criação, passamos a fazer parte da nova ordem que Deus já inaugurou neste mundo, da nova humanidade que Cristo veio constituir. E como nos tornamos parte dessa nova criação? A resposta é a mesma: pela cruz de Cristo.” (4)
A cruz de Cristo desfaz todas as sombras da lei.
O que separa a pessoa que nasceu de novo do mundo?
● O que nos separa do mundo não é um muro alto,● o que nos separa do mundo não é uma muralha,● o que nos separa do mundo não é um paredão,● o que nos separa do mundo não é um tapume...
O que separa a pessoa que nasceu do alto é o sacrifício perfeito, eficaz de Jesus Cristo na cruz.
Foi pelo sacrifício na cruz que morremos para o mundo.
As coisas do mundo perdem a importância, sendo abandonadas e desprezadas pela pessoa renascida em Cristo.
"Porque em Cristo Jesus..." - Gálatas 6:15 (Almeida Revista e Corrigida). “Estar em Cristo” significa ser transformado numa nova criação.
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." - 2 Coríntios 5:17 (Almeida Revista e Corrigida).
Os falsos mestres se vangloriavam na carne e na Lei, o apóstolo Paulo não fugia da cruz, pelo contrário, era motivo de adoração. Sem cruz não há regeneração, um novo viver em Cristo.
Novo nascimento é milagre de Deus em nossas vidas, nos arrebatando das trevas para sua maravilhosa luz.
Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês!
Josnei Borges dos Santos
Referências bibliográficas:
(1) HENDRIKSEN, William. Comentário do Novo Testamento, Gálatas. 1. ed. São Paulo: Cultura Cristã. 1999. p. 351.
(2) CALVINO, João. Gálatas. 1. ed. São Paulo: Edições Paracletos. 1998. p. 189.
(3) NICODEMUS, Augustus. Livres em Cristo - A mensagem de Gálatas para a igreja de hoje. 1. ed. São Paulo: Vida Nova. 2016. p. 258 – 259.
(4) NICODEMUS, Augustus. Livres em Cristo - A mensagem de Gálatas para a igreja de hoje. 1. ed. São Paulo: Vida Nova. 2016. p. 260.