obs: Todos os sublinhados, grifo em negrito nos textos bíblicos são meus.
Texto base: Jeremias 17:9."Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" - Jeremias 17:9 (Almeida Revista e Atualizada).
Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje diz: "Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado."
Na Nova Versão Internacional diz: "O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?"
É comum ouvirmos os seguintes conselhos no nosso dia a dia:● “Siga seus instintos!”● “Faça aquilo que o seu coração mandar!”● “Siga o seu coração!”● “Siga sua voz interior!”● “Siga sua intuição!”● “Acredite em si mesmo!”● “Escreva sua própria história!”
O profeta Jeremias nos alerta que o coração humano é trapaceiro e não há nada mais enganoso quanto ele.
Por isso devemos vigiar, guardar o nosso coração constantemente.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” - Provérbios 4:23 (Almeida Revista e Corrigida).
O texto bíblico afirma que é do coração “que procedem as saídas da vida”, no entanto, sabemos que todo ser humano já nasce com sua natureza totalmente depravada pelo efeito do pecado; herança do primeiro casal no Jardim do Éden.
Mente, vontade e emoções do ser humano estão completamente comprometidas pelo pecado. Jesus nos adverte em Sua Palavra de que o interior de uma pessoa não regenerada, que ainda não recebeu um novo coração do Pai Celestial é totalmente incapaz de manifestar pensamentos santificados por si mesma.
● Por que a pessoa não convertida está constantemente impossibilitada para cultivar pensamentos frutíferos e proveitosos?● Por que a pessoa que não nasceu do alto é incapaz de alimentar pensamentos saudáveis?
Não pode produzir pensamentos benignos porque a natureza humana é completamente inapta para aperfeiçoar a si própria.
"Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado!" - Provérbios 20:9 (Almeida Revista e Corrigida).
Na Bíblia King James Atualizada diz: "Quem pode declarar: “Tenho consciência limpa! Estou livre de todos os meus pecados?"
Não existe nada de bom na natureza humana. A pessoa até tem vontade de fazer o certo, mas existe uma impossibilidade entre o “querer” e o “realizar”.
"18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço." - Romanos 7:18-19 (Almeida Revista e Corrigida).
Permita-me compartilhar outras versões bíblicas para um melhor entendimento destes dois versículos:
Na Almeida Revista e Atualizada diz:
"18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço."
Na Nova Versão Transformadora diz: "18 E eu sei que em mim, isto é, em minha natureza humana, não há nada de bom, pois quero fazer o que é certo, mas não consigo.
19 Quero fazer o bem, mas não o faço. Não quero fazer o que é errado, mas, ainda assim, o faço."
Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje diz:
"18 Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo.
19 Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço."
Na Bíblia King James Atualizada diz:
"18 Porque sei que na minha pessoa, isto é, na minha carne, não reside bem algum; porquanto, o desejar o bem está presente em meu coração, contudo, não consigo realizá-lo.
19 Pois o que pratico não é o bem que almejo, mas o mal que não quero realizar, esse eu sigo praticando."
Isso acontece porque a fonte produtora, no interior do ser humano é uma fábrica de pecados... um laboratório maligno em pleno funcionamento produzindo tudo aquilo que é verbalizado pelos lábios. “... Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” - Mateus 12:34 (Almeida Revista e Corrigida).
“18 Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem.
19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” - Mateus 15:18-19 (Almeida Revista e Corrigida).
Precisamos entender que o coração humano não é um guia infalível. Pelo contrário, ele é enganador.
É do coração que procedem nossas escolhas, porém jamais devemos nos deixar levar por nossos sentimentos, desejos e emoções.
As pessoas leem ou ouvem essas expressões nas redes sociais, livros, filmes, novelas e até mesmo em muitos sermões voltados para satisfazer a alma humana. As pessoas ouvem ou leem e passam adiante em forma de conselhos sem nenhum respaldo bíblico.
Infelizmente, como já comentei, até mesmo alguns líderes religiosos usam essas expressões para pessoas que estão diante de circunstâncias difíceis para tomar uma decisão. Muitas vezes as pessoas são encorajadas a “seguirem a voz do próprio coração”.
O ser humano é facilmente enganado quando despreza a Palavra de Deus e toma decisões baseadas pelo seu “próprio coração”.
● Quantas expectativas frustradas!● Quantos planos desfeitos!● Quantas sociedades rompidas!● Quantas empresas falidas!● Quantos casamentos fracassados porque pessoas se deixaram influenciar pelas cegas paixões do próprio coração!● Quantos casamentos que terminaram em divórcios, sofrimentos e longas batalhas nos tribunais!● Quantos namoros que terminaram em abuso e violência por que pessoas se deixaram influenciar pelas cegas paixões do coração!● Quantas pessoas vivendo em estado depressivo porque ouviram a voz do próprio coração!● Quantas vidas destruídas por causa de paixões doentias!● Quantos sonhos que terminaram em pesadelo!● Quantas pessoas foram traídas pelas suas próprias preferências e opiniões!● Quantas pessoas frustradas por confiarem na sua própria capacidade para realizarem coisas!● Quantos sonhos e ambições que terminaram em ruina!● Quantas vidas arruinadas pela avareza do seu próprio coração!● Quantas pessoas estão vivendo isoladas porque um dia acreditaram que eram mais importantes do que outras, confiando no seu cargo, status e dinheiro!
Tudo isso porque pessoas “seguiram a voz do próprio coração”.
"O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará." - Provérbios 28:26 (Almeida Revista e Corrigida).
Na Bíblia King James Atualizada diz: "Quem confia apenas em si mesmo é insensato, porém quem caminha de acordo com a sabedoria, não corre perigo."
"Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor." - Jeremias 17:7 (Almeida Revista e Atualizada).
"5 Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.
6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal;
8 será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos." - Provérbios 3:5-8 (Almeida Revista e Atualizada).
Não busque sabedoria no seu próprio coração, pois você será fatalmente enganado.
Termino com um conselho:
- “Não faça aquilo que o seu coração mandar”.
Não se deixe enganar. O seu coração não é um bom conselheiro. Jamais confie em si mesmo. Todo o conselho deve estar alicerçado na Palavra de Deus.
Em CristoJosnei Borges dos Santos