Nossa posição em Cristo - Primeira Parte

Obs: Todos os sublinhados, grifos em negrito nos textos bíblicos são meus.

Por: Josnei Borges dos Santos

Texto base: Efésios 2:13.

Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.” - Efésios 2:13 (Almeida Revista e Corrigida).

Este versículo trata sobre a eficácia do Cordeiro de Deus e à posição da nova criatura em Jesus Cristo.

• “Mas, agora
• “em Cristo Jesus

Mas, agora, estamos pela fé, em Cristo Jesus.

Glória a Deus!

Na segunda parte deste sermão eu explicarei de maneira mais detalhada o significado da posição do regenerado em Cristo.

Para ser salvo o homem passa por dois nascimentos:

• Nascimento natural “em Adão”;
• Nascimento espiritual “em Cristo”.

“O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” - João 3:6 (Almeida Revista e Corrigida).

• O nascimento “em Adão” é o nascimento segundo a carne.
• O novo nascimento “em Cristo” é o nascimento do Espírito.

“5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito.
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.” - Romanos 8:5-6 (Almeida Revista e Corrigida).

Todo ser humano nasce em Adão, por natureza. Adão é cabeça federal da raça humana.

Adão é o progenitor da raça humana. Ninguém pode mudar essa posição. Somente Deus em Sua infinita graça e misericórdia.

Em Adão todos estão mortos. “Porque, assim como todos morrem em Adão,...” - 1 Coríntios 15:22 (Almeida Revista e Corrigida).

Em Cristo fomos vivificados. “...assim também todos serão vivificados em Cristo.” - 1 Coríntios 15:22 (Almeida Revista e Corrigida).

Há dois destinos distintos para o ser humano:

• Em Adão para a morte e condenação eterna;
• Em Cristo para a vida e salvação eterna.

 1. O “primeiro Adão” 

Adão cabeça federal da raça humana – Cabeça espiritual de toda a humanidade.

• Quando Adão comeu o fruto, nós também comemos do fruto junto com ele;
• Quando Adão pecou contra Deus, nós também pecamos em Adão;
• Quando Adão foi expulso do Jardim do Éden, nós também fomos expulsos com ele;
• A queda de Adão foi também a nossa queda;
• A inimizade causada por Adão contra Deus, também resultou na nossa inimizade contra Deus;
• Quando Adão morreu, nós morremos juntamente com ele.

“15 E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
16 E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,
17 mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” - Gênesis 2:15-17 (Almeida Revista e Corrigida).

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” - Romanos 6:23 (Almeida Revista e Corrigida).

A morte espiritual é a condição do homem caído.

“1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
5 estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),” - Efésios 2:1, 5 (Almeida Revista e Corrigida).

“Porque a inclinação da carne é morte...” - Romanos 8:6 (Almeida Revista e Corrigida).

Não existe nenhuma afinidade entre o primeiro Adão e o Último Adão. O primeiro Adão e o Último Adão são duas naturezas distintas.

“Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” - Romanos 5:10 (Almeida Revista e Corrigida).

O primeiro Adão e o Último Adão estão completamente separados um do outro, em completa inimizade.

“7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” - Romanos 8:7 (Almeida Revista e Corrigida).

É impossível estabelecer comunhão entre a natureza pecaminosa e terrena de Adão e a natureza do alto e divina de Cristo. A natureza adâmica é inimiga de Deus.

“A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou” - Colossenses 1:21 (Almeida Corrigida Fiel).

Em Adão estávamos condicionados a pecar, em estado de inimizade, afastados da Presença de Deus.

O homem não pode mudar sua posição por si mesmo. Foi o Pai, em sua provisão divina que nos tirou de Adão e nos colocou em Cristo. (o qual para nós foi feito por Deus redenção).

“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.” - 1 Coríntios 1:30 (Almeida Revista e Corrigida).

O estado da condição humana é extremamente grave. Todo ser humano já nasce morto em delitos e pecados, completamente debilitado e corrompido, incapaz de salvar a si mesmo.

“1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2 em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;
3 entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
12 que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.” - Efésios 2:1-3, 12 (Almeida Revista e Corrigida).

Todo ser humano é concebido em pecado.

“Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” - Salmos 51:5 (Almeida Corrigida Fiel).

Na Nova Versão Transformadora diz: “Pois sou pecador desde que nasci, sim, desde que minha mãe me concebeu.”

Todos nós nascemos debaixo da ira de Deus. O texto bíblico diz que quem não crê em Jesus Cristo está condenado.

“18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” - João 3:18, 36 (Almeida Revista e Corrigida).

Observe que o Espírito de Deus não diz que será condenado, mas que está condenado.

Em seu estado de depravação, o homem suprime a Verdade de Deus pela maldade. “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.” - Romanos 1:18 (Almeida Revista e Corrigida).

O homem não regenerado é insensível a revelação natural e especial de Deus.

“Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.” - Romanos 1:20 (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

Isso não significa que todos os homens não regenerados sejam socialmente e moralmente depravados. Por meio da graça comum, Deus restringe os impulsos de maldade do coração do homem não regenerado, para que ele se comporte de forma exemplar na sociedade. Para que não siga totalmente os instintos da sua natureza pecaminosa.

Conheço pessoas não religiosas coerentes e sensatas na sociedade e também já tive o desprazer de topar com religiosos extremamente perversos.

Apesar dos lampejos de bondade, o homem não regenerado se encontra totalmente impossibilitado de achegar-se a Deus através da sua própria justiça.

“Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam.” - Isaías 64:6 (Almeida Revista e Corrigida).

 1:1 A vontade do homem que não está “em Cristo” é obstinada 

Pessoas obstinadas entregues às suas próprias cobiças pecaminosas.

“Por isso os entreguei ao seu coração obstinado, para seguirem os seus próprios planos.” - Salmos 81:12 (Nova Versão Internacional).

“Porque eu sabia que eras obstinado, e a tua cerviz é um tendão de ferro, e tens a testa de bronze.” - Isaías 48:4 (Almeida Revista e Atualizada).

Obstinados de coração e ouvidos:

“"Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!” - Atos 7:51 (Nova Versão Internacional).

Pessoas obstinadas estão acrescentando diariamente ira de Deus contra si mesmas para o Julgamento do Último Dia.

“5 Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.
6 Deus "retribuirá a cada um conforme o seu procedimento".” - Romanos 2:5-6 (Nova Versão Internacional).

Obstinação é comparado ao pecado de idolatria.

“Porque a rebelião é como o pecado da feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e o culto a ídolos do lar. Por você ter rejeitado a palavra do Senhor, também ele o rejeitou como rei.” - 1 Samuel 15:23 (Nova Almeida Atualizada).

 1:2 O homem não pode mudar o seu caráter pecaminoso através do próprio esforço 

Será que o etíope pode mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Se fosse possível, também vocês poderiam fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal.” - Jeremias 13:23 (Nova Almeida Atualizada).

Na Bíblia King James Atualizada diz: Pode o etíope mudar a sua pele? Pode o leopardo alterar as suas pintas? Assim também podereis vós fazer o bem, estando tão habituados à prática do mal?”

A árvore não pode dar fruto contrário à sua natureza.

“Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore dar frutos bons.” - Mateus 7:18 (Almeida Revista e Corrigida).

A mente mundana está incapacitada de conhecer, amar e acolher o Espírito de Deus.

“16 E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre:
17 é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o , nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês.” - João 14:16-17 (Nova Almeida Atualizada).

O homem sem Cristo é completamente incapaz de se voltar para às coisas espirituais.

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” - 1 Coríntios 2:14 (Almeida Revista e Corrigida).

“44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último Dia.
65 E dizia: Por isso, eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai lhe não for concedido.” - João 6:44, 65 (Almeida Revista e Corrigida).

“4 Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.” - João 15:4-5 (Almeida Revista e Corrigida).

 1:3 Morto espiritualmente 

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.” - Efésios 2:1 (Almeida Revista e Corrigida).

Um morto não pode vivificar a si mesmo.

Todo ser humano não regenerado está legalmente morto.

 1:4 O homem natural tem o seu entendimento entenebrecido (Ele não entende as coisas do Espírito) 

“17 E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido,
18 entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que neles, pela dureza do seu coração,
19 os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza.” - Efésios 4:17-19 (Almeida Revista e Corrigida).

“Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.” - Romanos 1:21 (Almeida Revista e Corrigida).

 1:5 Não ama as coisas espirituais. (Condição de inimizade contra Deus) 

“7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” - Romanos 8:7-8 (Almeida Revista e Corrigida).

 1:6 Consciência subjugada pelo pecado 

“2 em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;
3 entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” - Efésios 2:2-3 (Almeida Revista e Corrigida).

“Pois nós também, no passado, éramos insensatos, desobedientes, desgarrados, escravos de todo tipo de paixões e prazeres, vivendo em maldade e inveja, sendo odiados e odiando-nos uns aos outros.” - Tito 3:3 (Nova Almeida Atualizada).

 1:7 Todo ser humano necessita da revelação do Espírito Santo para confessar Jesus 

“...E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.” - 1 Coríntios 12:3 (Almeida Revista e Corrigida).

Ninguém está habilitado para descobrir o senhorio de Jesus Cristo por si mesmo. Todos nós necessitamos da graça reveladora do Pai para conhecer e confessar Jesus Cristo com os nossos lábios.

Judeus e gentios necessitam da revelação do Espírito Santo para conhecerem o mistério de Deus revelado em Cristo.

“3 como me foi este mistério manifestado pela revelação como acima, em pouco, vos escrevi,
4 pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,
5 o qual, noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens, como, agora, tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas.” - Efésios 3:3-5 (Almeida Revista e Corrigida).

“26 O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;
27 Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória.” - Colossenses 1:26-27

Ninguém pode confessar Jesus sem a ação e poder do Espírito Santo. Somente pela revelação do Espírito de Deus a pessoa pode verbalizar Jesus Cristo com toda sinceridade. Muitos religiosos até mencionam Jesus com seus lábios, mas ainda não receberam a revelação de Cristo através do Espírito de Deus. Por isso permanecem afastados Dele.

“... Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” - Marcos 7:6 (Almeida Revista e Atualizada).

Pronunciam Jesus com os lábios, porém permanecem afastados Dele. Suas confissões não são sinceras. O sistema religioso está cheio de pessoas nessa lamentável situação.

“O Espírito leva os homens a atribuírem senhorio a Cristo. É somente pelo Espírito Santo que uma pessoa pode realmente falar de Cristo como Senhor. Não significa que a um descrente é impossível dizer as palavras, “Jesus é o Senhor” (AV). Obviamente ele pode dizer isso com zombaria. Mas somente sob a influência do Espírito Santo aquelas palavras podem ser ditas com plenitude de significado. Paulo quer dizer que não é um descobrimento humano, que “Jesus é o Senhor”. É um descobrimento que só pode ser feito quando o Espírito age no coração da pessoa.” (1)

Muitos religiosos até realizam trabalhos eclesiásticos sensacionais. São dedicados e zelosos em suas funções sem a presença do Espírito Santo. Apesar de todo o esforço empregado, permanecem afastados da Vontade de Deus. Essa é a razão porque muitos líderes religiosos famosos, reconhecidos pela sociedade serão surpreendidos no Dia do Juízo.

“21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?
23 E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” - Mateus 7:21-23 (Almeida Revista e Corrigida).

Deus conhece os que são seus. Existem muitos obreiros fazendo obras miraculosas por aí sem a atuação do Espírito Santo. São esforçados e zelosos na “obra”, porém não permanecem em obediência, temor e santidade diante de Deus. São pessoas que não reconhecem a autoridade do Todo Poderoso em suas vidas, permanecendo na rebeldia do primeiro Adão.

Muitos já leram a Bíblia de capa a capa. Citam versículos de memória e compartilham textos bíblicos diariamente nas redes sociais; contudo, a Palavra de Deus ainda não desceu aos seus corações.

Diante de tudo o que foi compartilhado aqui, podemos concluir que não existe esperança para o primeiro Adão.

“Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.” - Romanos 3:11 (Almeida Revista e Corrigida).

Por isso todos necessitamos da graça e misericórdia do Pai, estendidas através do Seu Filho Jesus Cristo que levam o ser humano a crer na Sua crucificação, morte, sepultamento e ressurreição com o último Adão (Jesus Cristo).

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” - 2 Coríntios 5:17 (Almeida Revista e Corrigida).

“Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante.” - 1 Coríntios 15:45

Todo ser humano nasce naturalmente de pai e mãe em Adão.

A morte e a condenação eterna vieram pelo primeiro Adão, mas a vitória, ressurreição e vida eterna vieram pelo último Adão.

Glória a Deus!

No próximo capítulo, se Deus permitir, irei compartilhar sobre as bênçãos recebidas através do Último Adão, Jesus Cristo.

Oração:

Amado Pai Celestial. Deus Onipotente, Onisciente e Onipresente. Conhecedor, perscrutador dos corações humanos. Recebi revelação da Tua Palavra que todo ser humano é concebido no ventre materno em pecado. Todos nascem debaixo da Tua ira, em inimizade contigo, separados da Tua Presença, destinados a morte e condenação eterna.

O Teu Espírito me revelou quem realmente eu sou: - “Sou um miserável pecador, desesperadamente necessitado da Tua Graça.” Por isso abomino o pecado.

Passei a ter nojo do pecado, que entristece o Teu Espírito.

Agora entendo que a natureza humana não é boa, mas ruim, vil, miserável e cega. Sou muito ágil para confessar Cristo com meus lábios, mas lento para viver em obediência e comunhão contigo, oh Pai soberano!

Clamo pelo mover do Teu Espírito em mim, operando no meu coração, para que eu venha a odiar o pecado. Manifeste a Tua graça para que eu possa aborrecer e fugir das tentações do maligno, e permanecer sempre fiel a Ti.

Que o Teu Espírito trabalhe intensamente dentro de mim, revelando-me Jesus Cristo. O único que nos livra da Tua ira contra o pecado e o pecador que teima em não receber Cristo como Salvador e Senhor de sua vida.

Que o Teu Espírito opere poderosamente em mim, para que eu persevere em obediência a Ti, oh Pai.

Neste momento, crendo no coração, eu confesso com a minha boca, a minha identificação com a crucificação, morte, sepultamento, ressurreição e ascensão com Cristo. Amém!

Continua...

Josnei Borges dos Santos

Referência bibliográfica:

(1) MORRIS, Leon. I Coríntios, Introdução e Comentário. 3. ed. Cidade Dutra: Edições Vida Nova, São Paulo: Mundo Cristão. 1986. p. 135.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem