Tudo coopera para o bem - Primeira Parte

Obs: Todos os sublinhados, grifos em negrito nos textos bíblicos são meus.

Por: Josnei Borges dos Santos.

Texto base: Romanos 8:28.

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.” - Romanos 8:28 (Almeida Revista e Corrigida).

Eu não defendo o fatalismo. Eu creio que nada acontece em nossa vida por acaso. Entendo que há diferença entre destino e providência de Deus. Não é o diabo ou circunstâncias que estão no controle do Universo.

Muitas pessoas acreditam que Deus não tem nenhuma preocupação com as atividades do ser humano. Por isso o diabo é mais lembrado nos púlpitos religiosos do que o Todo Poderoso. Sempre vemos alguém não assumindo suas responsabilidades pessoais, culpando o diabo pelas suas maldades.

A Confissão Belga, Artigo 13., Bíblia de Estudo Genebra, p. 1752, diz:

ARTIGO 13
A Providência de Deus
Cremos que o bom Deus, depois de ter criado todas as coisas, não as abandonou nem as entregou ao acaso ou à sorte,¹ mas as dirige e governa conforme sua santa vontade de tal maneira que, neste mundo, nada acontece sem sua determinação.² Contudo, Deus não é o autor nem tem culpa do pecado que se comete,³ pois seu poder e bondade são tão grandes e incompreensíveis que ele ordena e faz sua obra muito bem e com justiça, mesmo que os demônios e os ímpios ajam injustamente.⁴ E não queremos investigar curiosamente as obras dele (que ultrapassam o entendimento humano) além da nossa capacidade de entender. Mas adoramos, humilde e piedosamente, a Deus em seus justos julgamentos, que nos estão escondidos.⁵ Contentamo-nos em ser discípulos de Cristo, para aprender somente o que ele nos ensina na sua Palavra, sem ultrapassar estes limites.⁶
    Esse ensino nos traz um inexprimível consolo quando aprendemos dele que nada nos acontece por acaso, mas pela determinação de nosso bondoso Pai celestial. Ele nos protege com cuidado paternal, dominando todas as criaturas de tal modo que nenhum cabelo – pois estes estão todos contados – e nenhum pardal cairão em terra sem o consentimento de nosso Pai (Mt 10.29,30). Confiamos nisso, pois sabemos que Ele reprime os demônios e todos os nossos inimigos, e que eles, sem sua permissão, não podem nos prejudicar.⁷
    Por isso, rejeitamos o detestável erro dos epicureus, que dizem que Deus não se importa com nada e entrega tudo ao acaso.

¹Jo 5.17; Hb 1.3. ²Sl 115.3; Pv 16.1,9,33; Pv 21.1; Ef 1.11. ³Tg 1.13; 1Jo 2.16. ⁴Jó 1.21; Is 10.5; Is 45.7; Am 3.6; At 2.3; At 4.27,28. ⁵1Rs 22.19-23; Rm 1.28; 2Ts 2.11. ⁶Dt 29.29; 1Co 4.6. ⁷Gn 45.8; Gn 50.20; 2Sm 16.10; Rm 8.28,38,39.” (1)

Pessoas fazem ouvidos moucos à Palavra de Deus. O número de evangélicos cresceu em todo o mundo, porém Jesus Cristo continua sendo desprezado pela maioria dos professos cristãos, que continuam trilhando pelos caminhos largos.

“13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” - Mateus 7:13-14 (Almeida Revista e Corrigida).

Muitos cristãos verdadeiros, muitas vezes ficam confusos por não entenderem o silêncio de Deus.

Quem está no controle do mundo? Se ficarmos focados nas coisas que acontecem no mundo e nos discursos da maioria dos líderes religiosos, chegaremos à conclusão que o diabo está no poder e controle de tudo o que acontece no mundo.

Mas uma coisa é certa. Deus continua no trono. Ele não é um “deus impotente ou indiferente” com as coisas que estão acontecendo.

1. Deus não abandonou todas as coisas por Ele criadas à própria sorte ou acaso.

“Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” - João 5:17 (Almeida Revista e Atualizada).

“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas.” - Hebreus 1:3 (Almeida Revista e Corrigida).

2. Deus continua dirigindo e governando todas as coisas por Ele criadas. Nada acontece no Universo sem Sua permissão e determinação.

“O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada.” - Salmos 115:3 (Nova Versão Internacional).

“1 Ao ser humano foi concedida a capacidade de planejar, entretanto, é o SENHOR quem dá a palavra certa.
9 Em sua alma, o homem planeja seus caminhos, mas o SENHOR é quem determina seus passos.
33 A sorte é lançada no colo, mas a decisão correta vem do SENHOR!” - Provérbios 16:1, 9, 33 (Bíblia King James Atualizada).

Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje diz: “1 As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
9 A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o Senhor.” - v. 1, 9.

“Como correntes de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este o dirige para onde quiser.” - Provérbios 21:1 (Nova Almeida Atualizada).

“Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.” - Efésios 1:11 (Almeida Revista e Corrigida).

3. Deus não é autor do pecado. Ele não é culpado pela crueldade existente no mundo.

“Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.” - Tiago 1:13 (Almeida Revista e Corrigida).

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” - 1 João 2:16 (Almeida Revista e Corrigida).

4. Suas obras são mistérios, incompreensíveis para a mente finita humana. Tudo acontece numa forma que até as coisas boas ou ruins, o diabo, anjos bons e ruins operam para cumprir Seus propósitos.

“E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.” - Jó 1:21 (Almeida Revista e Corrigida).

“5 O Senhor disse: "Ai do rei da Assíria! Ele é o bastão que eu uso para castigar aqueles com quem estou irado.
6 Eu estou mandando que ele ataque um povo pagão, um povo com quem estou irado. Estou ordenando que leve embora tudo o que é deles e que os pise como se fossem a lama das ruas.” - Isaías 10:5-6 (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

“Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; eu, o Senhor, faço todas essas coisas.” - Isaías 45:7 (Nova Versão Internacional).

“Será possível tocar a trombeta na cidade, sem que o povo comece a tremer? Será que sobrevirá algum mal à cidade, sem que o Senhor o tenha feito?” - Amós 3:6 (Nova Almeida Atualizada).

“Ele foi entregue conforme o plano preestabelecido por Deus e seu conhecimento prévio daquilo que aconteceria. Com a ajuda de gentios que desconheciam a lei, vocês o pregaram na cruz e o mataram.” - Atos 2:23 (Nova Versão Transformadora).

Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje diz: “27 Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção.
28 Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; com a tua face me encherás de júbilo.” - Atos 4:27-28.

5. O conhecimento de Deus se dá na medida que Ele mesmo se revela a nós.

“19 Micaías prosseguiu: Ouve, pois, a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado no seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua direita e à sua esquerda.
20 Perguntou o Senhor: Quem enganará a Acabe, para que suba e caia em Ramote-Gileade? Um dizia desta maneira, e outro, de outra.
21 Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o enganarei. Perguntou-lhe o Senhor: Com quê?
22 Respondeu ele: Sairei e serei espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Disse o Senhor: Tu o enganarás e ainda prevalecerás; sai e faze-o assim.
23 Eis que o Senhor pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas e o Senhor falou o que é mau contra ti.” - 1 Reis 22:19-23 (Almeida Revista e Atualizada).

“E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém.” - Romanos 1:28 (Almeida Revista e Corrigida).

“É por este motivo que Deus lhes envia a operação do erro, para darem crédito à mentira” - 2 Tessalonicenses 2:11 (Nova Almeida Atualizada).

6. Devemos estar sempre em sujeição à Palavra de Deus, jamais ultrapassar os seus limites.

“As coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei.” - Deuteronômio 29:29 (Almeida Revista e Corrigida).

“Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro.” - 1 Coríntios 4:6 (Almeida Revista e Atualizada).

7. A doutrina da providência de Deus gera descanso e confiança nos renascidos em Cristo, sabendo que a rédea do Universo está bem segura nas mãos do Pai. Nada acontece em todo o mundo sem a Sua permissão.

“Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito.” - Gênesis 45:8 (Almeida Revista e Atualizada).

“Vocês, na verdade, planejaram o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como estão vendo agora, que se conserve a vida de muita gente.” - Gênesis 50:20 (Nova Almeida Atualizada).

“Vocês, filhos de Zeruia, não têm nada a ver com isso! — respondeu o rei a Abisai e ao seu irmão Joabe. — Se foi o Senhor Deus quem mandou que este homem me amaldiçoasse, quem tem o direito de perguntar por que é que ele está fazendo isso?” - 2 Samuel 16:10 (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

“28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.
38 Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!” - Romanos 8:28, 38, 39 (Almeida Revista e Corrigida).

O maior problema da maioria dos religiosos é a falta de conhecimento de Deus. Sabe intelectualmente muitas coisas a respeito do Criador do Universo, porém falta o conhecimento espiritual. Apenas ler a Bíblia não é suficiente, se ainda falta comunhão, intimidade com Deus Pai.

“O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, a manjedoura do seu dono, mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.” - Isaías 1:3 (Almeida Revista e Corrigida).

“1 Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus.
6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” - Oséias 4:1, 6 (Almeida Revista e Atualizada).

“Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.” - Oséias 6:6 (Almeida Revista e Atualizada).

Jesus repreendeu alguns saduceus que sempre questionavam os seus ensinamentos.

“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” - Mateus 22:29 (Almeida Revista e Corrigida).

Muitos líderes religiosos em nossos dias permanecem cegos, sem entender a Palavra de Deus. O Evangelho está encoberto para muitos. Continuam pregando sobre si mesmos, gabando-se dos milagres operados por eles, exaltando a si mesmos.

“3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto,
4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
5 Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos, por amor de Jesus.
6 Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.” - 2 Coríntios 4:3-6

São inimigos da cruz de Cristo.

“18 Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.
19 O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que pensam nas coisas terrenas.” - Filipenses 3:18-19 (Almeida Revista e Corrigida).

Precisamos conhecer a Vontade de Deus para nós para que possamos desfrutar do verdadeiro descanso que há em Cristo Jesus.

“Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança.” - Jeremias 29:11-13 (Nova Almeida Atualizada).

    “O cristão não precisa desanimar em momentos de sofrimento e de provação, pois sabe que Deus trabalha no mundo (Rm 8:28) e que o Senhor tem um plano perfeito (Rm 8:29). Seu plano tem dois objetivos: nosso bem e sua glória. No final, ele nos tornará semelhantes a Jesus Cristo! O melhor de tudo, porém, é saber que seu plano será bem-sucedido. Esse plano começou na eternidade, quando Deus nos escolheu em Cristo (Ef 1:4, 5). Ele nos predestinou para que, um dia, sejamos como seu Filho. A predestinação aplica-se apenas aos salvos. Nenhuma passagem das Escrituras ensina que Deus predestina as pessoas à condenação eterna. A condenação de tais pessoas deve-se a sua recusa em crer em Cristo (Jo 3:18-21). Os que são escolhidos por Deus são chamados por ele (ver 2 Ts 2:13, 14); quando respondem ao chamado de Deus, ele os justifica e também os glorifica. Isso quer dizer que o cristão já foi glorificado em Cristo (Jo 1 7:22); a revelação de sua glória aguarda a vinda do Senhor (Rm 8:21-23).
    Como é possível nos sentirmos desanimados ou frustrados quando já participamos da glória de Deus? Nosso sofrimento de hoje é apenas uma garantia de que receberemos muito mais glória quando Jesus Cristo voltar!” (2)

Precisamos entender para quem é destinada esta promessa: Para quem “... todas as coisas contribuem juntamente para o bem”?

O texto bíblico é bem claro:

Em primeiro lugar:... para o bem daqueles que amam a Deus...”.

Em segundo lugar: “... daqueles que são chamados por seu decreto.”.

Aqui já exclui os ímpios e crentes que não tem compromisso com a Palavra de Deus. A promessa é para os os que amam a Deus e os os que são chamados por seu decreto. Para as demais pessoas todas as coisas não contribuem para o bem, pois estão debaixo da ira de Deus. Por mais saudáveis ou prósperos que sejam.

“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.” - Romanos 1:18 (Almeida Revista e Corrigida).

Somente os verdadeiros cristãos poderão se regozijar nesta promessa maravilhosa. Muitos pregadores tentam passar um falso otimismo para todas as pessoas dizendo que tudo está bem.

“13 porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à ganância, e tanto o profeta como o sacerdote usam de falsidade.
14 Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não paz.” - Jeremias 6:13-14 (Almeida Revista e Atualizada).

Eu sempre advirto: - “Nada está bem para quem não está em Cristo”.

Precisamos aprender a descansar em Deus.

Quando descansamos nas promessas de Romanos 8:28 estamos sendo blindados, protegidos pelo Espírito de Deus:

• As promessas de Romanos 8:28 nos protegem da tentação de ficarmos frustrados ou decepcionados com Deus;
• As promessas de Romanos 8:28 nos protegem da tentação de ficarmos amargurados por não recebermos a cura;
• As promessas de Romanos 8:28 nos protegem da tentação de não sermos gratos a Deus pelas dádivas recebidas;
• As promessas de Romanos 8:28 nos protegem da tentação de ficarmos chateados pelo suposto silêncio de Deus;
• As promessas de Romanos 8:28 nos protegem das inquietações diante das circunstâncias adversas.

John Piper compartilha um trecho de um sermão de Charles Haddon Spurgeon sobre a Providência Divina baseado em Ezequiel 1:15-19:

“Creio que toda partícula de poeira que voa debaixo do sol não se move um milímetro a mais ou a menos do que Deus deseja; toda partícula de espuma que colide com o barco a vapor tem sua órbita, assim como o sol nos céus; toda palha que voa da mão do joeireiro é conduzida como as estrelas em seus percursos. O rastejar de um pulgão sobre o botão de uma rosa é tão fixo quanto a marcha de uma pestilência devastadora; a queda [...] das folhas de um álamo é tão ordenada quanto o rolar de uma avalanche.¹” (SPURGEON, Charles Haddon. “Gods Providence” apud PIPER, John. Providência. 2022). (3) 

John Piper continua citando o trecho do sermão de Spurgeon:

“Você dirá nesta manhã: Nosso pastor é fatalista. Seu pastor não é tal coisa. Alguns dirão: Ah! Ele acredita no destino. Ele não acredita no destino de maneira alguma. O que é o destino? O destino é isto: o que tem de ser será. Mas há uma diferença entre isso e a providência. A providência diz: o que Deus ordena será; mas a sabedoria de Deus nunca ordena algo sem um propósito. Tudo neste mundo está trabalhando para alguma grande finalidade. O destino não diz isso. O destino diz apenas que a coisa tem de ser; a providência, por sua vez, diz: Deus move as rodas adiante, e lá estão elas.
    Se alguma coisa daria errado, Deus a corrige. E, se há alguma coisa que quer se mover obtusamente, Deus coloca sua mão e a altera. Então, chega-se à mesma coisa; mas há uma diferença quanto ao objetivo. Entre destino e providência, há toda a diferença que existe entre um homem de olhos bons e um homem cego. O destino é cego; é a avalanche que soterra a vila lá embaixo e destrói milhares de pessoas. A providência não é uma avalanche; é um rio ondulante, agitado, a princípio, como um riacho que desce dos lados da montanha, seguido por rios menores, até que chega ao oceano amplo do amor eterno, que trabalha para o bem da raça humana. A doutrina da providência não é: o que tem de ser será. Antes, a doutrina da providência é: aquilo que existe trabalha para o bem de nossa raça e, em especial, para o bem do povo eleito de Deus. As rodas estão cheias de olhos; não são rodas cegas.²” (SPURGEON, Charles Haddon. “Gods Providence” apud PIPER, John. Providência. 2022). (4)

• Quando nós descansamos nas promessas de Romanos 8:28 desfrutamos da verdadeira paz;
• Quando nós descansamos nas promessas de Romanos 8:28 desfrutamos da verdadeira alegria;
• Quando nós descansamos nas promessas de Romanos 8:28 frutificamos para a glória de Deus;
• Quando nós descansamos nas promessas de Romanos 8:28 manifestamos o fruto do Espírito neste mundo caído;
• Quando nós descansamos nas promessas de Romanos 8:28 somos instrumentos de edificação para outras pessoas;
• Quando nós descansamos nas promessas de Romanos 8:28 desfrutamos da plenitude de Deus e somos mais do que vitoriosos.

É Deus Quem age, manifestando todas as coisas aos seus filhos.

“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” - Filipenses 2:13 (Almeida Revista e Corrigida).

Ele controla e sustenta todas as coisas.

“E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” - Colossenses 1:17 (Almeida Corrigida Fiel).

Todas as circunstâncias da vida sempre contribuem para o nosso bem, redundando para a glória de Deus.

Quem tem o controle das circunstâncias, dos seres criados em todo o Universo? Deus ou o diabo?

Sabemos que Deus é soberano e tem o absoluto controle de todas as coisas. Pelo Seu poder e sabedoria faz todas as coisas (boas ou ruins) cooperarem para o bem de Seus filhos, sempre resultando para a Sua própria glória.

Oração: Deus da providência, te agradeço por me amar primeiro, visto que eu não te amava. As tentações e tribulações são constantes. Só ainda não fui totalmente destruído por causa da Tua misericórdia. Atraíste-me a Ti pelo Seu infinito amor, reconciliando-me contigo, através do Seu Filho Jesus Cristo para viver sem culpa e medo. Despoja-me de toda a confiança que eu ainda possa ter em mim mesmo. Que eu sempre lembre que minha estrutura é pó, sou fraco, totalmente dependente de Ti, óh Pai! Toda a minha capacidade para vencer as batalhas diárias está em Ti. Fortalece-me contra as tentações, para que possa suportar as tribulações, os dardos do maligno que são constantemente arremessados contra mim. Que eu esteja consciente que até mesmo as tribulações são pedagógicas. As coisas boas e más estão todas debaixo do Teu controle soberano. Revela-me a Tua Palavra, para que eu possa crescer mais e mais na graça e conhecimento do Senhor Jesus.

Amém!

Continua...

Josnei Borges dos Santos

Referências bibliográficas:

(1) Bíblia de Estudo de Genebra: 2ª Edição Revisada e Ampliada. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil. São Paulo: Cultura Cristã. 2009. Confissão Belga. Artigo 13. p. 1752.

(2) WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento: volume I. 1. ed. Santo André: Geográfica editora. 2006. p. 705.

(3) PIPER, John. Providência. 1. ed. São José dos Campos: Fiel. 2022. p. 42, 43.

(4) PIPER, John. Providência. 1. ed. São José dos Campos: Fiel. 2022. p. 43, 44.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem