Tudo coopera para o bem - Segunda Parte

Obs: Todos os sublinhados, grifos em negrito nos textos bíblicos são meus.

Por: Josnei Borges dos Santos

Texto base: Romanos 8:28.

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.” - Romanos 8:28 (Almeida Revista e Corrigida).

Eu não creio em coincidências, acasos, sorte, azar ou determinismo. Eu creio que Deus trabalha em benefício da Sua igreja permitindo coisas boas ou ruins. Quando Deus diz todas as coisas é todas as coisas mesmo. Deus não isenta os seus filhos das aflições deste mundo.

Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Doenças, tribulações, perseguições, acidentes, falência nos negócios... São coisas ruins, ninguém gosta disso, mas a Palavra de Deus nos garante que tudo irá contribuir para o bem daqueles que amam a Deus.

Eu sempre recomendo o livro Providência escrito por John Piper, Editora Fiel. Sempre estou relendo e a cada dia aprendendo mais e mais sobre a Doutrina da providência de Deus.

“UM MUNDO CENTRADO EM DEUS
    [...] Jesus disse que olhemos para as aves, pois Deus as alimenta (Mateus 6.26), e consideremos os lírios do campo, pois Deus os veste (Mt 6.28-30). O objetivo de Jesus não era estético. Seu objetivo era libertar as pessoas da ansiedade. Ele considerou realmente um argumento válido o fato de que, se nosso Pai Celestial alimenta as aves e veste os lírios, quanto mais alimentará e vestirá seus filhos!
    Isso é simplesmente extraordinário. O argumento é válido apenas se Deus for realmente aquele que cuida para que as aves encontrem seus vermes e os lírios vistam suas flores. Se as aves e os lírios estão agindo segundo leis naturais, sem a mão divina, então Jesus estava apenas brincando com palavras. Mas ele não estava brincando com palavras. Jesus realmente acreditava que a mão de Deus está em atividade nos mínimos detalhes dos processos naturais. Isso é ainda mais evidente em Mateus 10.29-31:

    Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento do vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais.

    Deus não somente alimenta os pássaros e vestes os lírios, como também decide quando cada pássaro (nos incontáveis milhões deles, todos os anos) morre e cai no chão. O argumento de Jesus é o mesmo afirmado em Mateus 6: “Ele é o Pai de vocês. Para ele, vocês são mais preciosos do que pássaros. Portanto, não precisam ficar com medo”. Esse tipo de providência pervasiva, combinada com esse tipo de cuidado paternal, significa que Deus pode cuidar – e cuidará – de você. Portanto, busque, em primeiro lugar, o reino dele, com abandono radical, e não fique ansioso” (Mt 6.33).” (1)

Deus não criou este mundo e o abandonou ao caos como pensam algumas pessoas. Ele está atento, Sua presença está presente em cada detalhe da nossa vida.

“1 Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho,
2 a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas.” - Hebreus 1:1-3

• Vemos a providência de Deus antes da criação do mundo;
• Vemos a providência de Deus na criação;
• Vemos a providência de Deus na peregrinação dos israelitas no deserto;
• Vemos a providência de Deus na conquista de Canaã;
• Vemos a providência de Deus no período dos juízes e da monarquia;
• Vemos a providência de Deus na destruição e restauração de Jerusalém;
• Vemos a providência de Deus nas coisas criadas (terra, água, ventos, plantas, animais);
• Vemos a providência de Deus sobre Satanás e os demônios;
• Vemos a providência de Deus na história;
• Vemos a providência de Deus sobre os governantes;
• Vemos a providência de Deus sobre as nações;
• Vemos a providência de Deus sobre o pecado;
• Vemos a providência de Deus na redenção e justificação em Cristo;
• Vemos a providência de Deus no processo de santificação diária do cristão...

Nossos dias estão contados:

“"13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.
14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;
15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” - Salmos 139:13-16 (Almeida Revista e Corrigida).

Em Sua providência Deus acompanha cada detalhe na formação do corpo de uma criança no ventre de Sua mãe. Todo o processo de gestação é acompanhado pela Presença Divina. Numa linguagem poética o salmista descreve o desenvolvimento dos ossos, juntas, nervos, veias, fibras, membranas, artérias... entrelaçados, como a obra de um artesão.

Num espaço estreito e escuro, como as profundezas da terra, cada membro do corpo vai ganhando forma, dia a dia se desenvolvendo, diante da onisciência, onipresença e onipotência de Deus.

“v. 16: Um arquiteto talentoso, antes de construir, faz um modelo, ou um desenho ou esquema da construção em seu caderno, ou sobre uma mesa; ali, ele mostra a você cada ambiente e dispositivo; no seu caderno, estão partes do edifício escrito, enquanto ainda não existe nenhuma delas, ou antes que qualquer delas seja estruturada e estabelecida. Com referência a arquitetos e outros artesãos, Davi fala sobre Deus, “No teu livro todas estas coisas foram escritas”; isto é, tu me fizeste como se tivesses desenhado meus vários membros e toda a minha proporção com uma pena ou um lápis, em um caderno, antes que te aventurasses a me formar. O Senhor não usa caderno, nem pena, para decifrar a sua obra. Ele teve a ideia perfeita de todas as coisas em Si mesmo, desde a eternidade; mas pode-se dizer que Ele trabalha segundo um padrão, sendo a sua obra o mais perfeito padrão. - Joseph Caryl” (CARYL, Joseph. apud SPURGEON, Charles Haddon) (2)

“v. 15: “Os meus ossos não te foram encobertos”. Se algum artesão pretendesse começar uma obra, em alguma caverna escura, onde não houvesse luz para ajudá-lo, como poderia pôr mãos à obra? De que maneira poderia proceder? E que tipo de obra resultaria? Mas Deus realiza a mais perfeita obra, totalmente no escuro, pois Ele forma o homem no útero da mãe. - João Calvino.
v. 15: “Quando no oculto fui formado”, etc. O autor usa uma metáfora derivada da mais sutil arte do artesão frígio:

“Quando no oculto fui formado,
e entretecido como nas profundezas da terra”.

Quem quer que observe isto (na verdade, não será capaz de observar isto, nas traduções comuns), e ao mesmo tempo reflita sobre o maravilhoso mecanismo do corpo humano, as várias implicações das veias, artérias, fibras e membranas, a “indescritível textura” de todo o conjunto - poderá, na realidade, sentir a beleza e a graça desta bem adaptada metáfora; mas deixará de captar grande parte da sua força e sublimidade, a menos que esteja ciente de que a arte do bordado era completamente dedicada ao uso do santuário, e, por um preceito direto da lei divina, principalmente empregada para o adorno de uma parte do hábito sacerdotal, e as cobertas para a entrada ao tabernáculo (Êx 28.39, 26.36, 27.16). Assim, o poeta compara a sabedoria do artífice divino com a mais valiosa das artes humanas - aquela arte que era dignificada, por ser completamente consagrada para o uso da religião; e essa obra era tão excelente, que até mesmo os textos sagrados parecem atribuí-lo a uma orientação sobrenatural. Veja Êx 35.30-35. - Robert Lowth (1710-1787), em “Lectures on the Sacred Poetry of the Hebrews”” (LOWTH, Robert. apud SPURGEON, Charles Haddon) (3)

Você não veio ao mundo por acaso.

Na Bíblia King James Atualizada diz: “Teus olhos viam meu embrião, e em teu livro foram registrados todos os meus dias; prefixados, antes mesmo que um deles existisse!” - v. 16;

Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje diz: “tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.” - v. 16.

“Davi não deu atenção a pai ou mãe, mas atribuiu toda a sua própria eficiência a Deus. E, na realidade, Davi foi criado por Deus, tanto como Adão; e igualmente o é, cada filho de Adão. Embora nós sejamos gerados e nascidos de nossos pais terrenos, ainda assim Deus é o Pai e o único criador de todos nós. De que maneira graciosa falou Jacó a seu irmão Esaú, ao perguntar: “Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo” (Gn 33.5). Portanto, como adverte o Espírito de Deus, “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu” (SI 100.3); da mesma maneira como isto é particularmente verdadeiro sobre a nossa criação espiritual, também o é sobre a natural. - Joseph Caryl” (CARYL, Joseph. apud SPURGEON, Charles Haddon) (4)

A concepção e o nascimento de uma criança é um dos milagres mais maravilhosos operados por Deus. O texto diz que Deus nos teceu no ventre de nossa mãe.

“O Senhor cuidou do nosso desenvolvimento mesmo na vida intrauterina, portanto, em vez de pegarmos, tolamente, uma rota de fuga para tentarmos, em vão, escaparmos de Deus, como o profeta Jonas, deveríamos dar graças a Ele pela forma tão assombrosamente maravilhosa como Ele nos formou. Nosso corpo, embora frágil, é de uma complexidade indescritível. Somos um ser programado geneticamente. Temos em nosso corpo cerca de 60 trilhões de células vivas, e em cada uma delas um metro e setenta centímetros de fita DNA, onde estão gravados e computadorizados todos os nossos dados genéticos. Sabemos que códigos de vida não são gerados espontaneamente, tampouco de uma explosão cósmica ou de uma evolução de milhões e milhões de anos. Códigos de vida foram plantados em nós pelo Criador onipotente.” (5)

“Allan Harman diz que a madre é chamada de “lugar oculto” e “as profundezas da terra” (139:15) porque, nessas áreas, ela partilha das ideias de separação da esfera normal da vida. Ela é escura e oculta da visão humana, mas bem clara aos olhos de Deus.²⁵” (HARMAN, Allan. Salmos. p. 456. apud LOPES, Hernandes Dias. p. 1497) (6)

“A palavra “entretecido” (139:15b) significa literalmente “diversificado”, como um tecido de várias cores ou como uma peça bordada de tapeçaria, demonstrando que nosso corpo é uma obra de arte do tapeceiro divino.” (7)

Davi disse que foi feito de modo assombroso, maravilhoso.

“Charles Swindoll diz que a imagem deve incluir o conceito de nossas veias e artérias, “bordadas” como fios variados pelo corpo. Deus é como um artista cuidadoso e talentoso, que se esforça muito com cada cor e cada pincelada.²⁶” (SWINDOLL, Charles R. Vivendo Salmos. p. 281. apud LOPES, Hernandes Dias. p. 1497) (8)

Por isso estou satisfeito com os meus olhos, cabelos, cor da minha pele, meu corpo... Respeito Sua vontade soberana ao me criar. Ele se preocupou com cada detalhe. Antes da fundação do mundo tudo foi devidamente calculado por Ele. Desde a minha aparência, a quantidade de cabelos na minha cabeça, até mesmo minhas habilidades, aptidões.

Deus nos criou como criaturas únicas. Gordinhos, magrinhos, altos, baixos, cores de peles diferentes... Comece a agradecer a Deus pela Sua graça que é muito melhor que a vida.

“Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.” - Salmos 63:3 (Almeida Revista e Atualizada).

Muitas pessoas não são gratas a Deus. Não estão satisfeitas com suas aparências, com seus corpos, pois vivem constantemente reclamando:

- “Eu não pedi para vir para este mundo.”
- “Não gosto do meu corpo.”
- “Não gosto do meu nariz.”
- “Por que Deus me deu este cabelo?”
- “Por que eu nasci assim?”

Sabemos que Deus é o oleiro e nós somos o barro em Suas mãos.

Embora Romanos 9:19-20 seja uma analogia empregada na doutrina da soteriologia, contextualizando a soberania e a eleição divina, também podemos aplicar esta passagem bíblica ao ato soberano a aparência física de cada ser humano.

“19 Mas algum de vocês me dirá: "Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade? "
20 Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim?’” - Romanos 9:19-20 (Nova Versão Internacional).

Deus tem o direito de modelar o tabernáculo da sua habitação conforme o seu querer. Agradeça pela vida, pelo seu corpo, pela sua aparência todos os dias.

Pessoas que se olham no espelho e não aceitam a aparência que Deus lhes deu. Saia do vício do autodesprezo. Abandone esse desejo de querer ser o outro. Seja você mesmo. Deus nos fez assim como somos para a Sua própria glória.

“Mas, pela graça de Deus, sou o que sou...” - 1 Coríntios 15:10 (Almeida Revista e Corrigida).

As pessoas priorizam muito a aparência física, porém pouco ou nada se preocupam a depravação de seus corações. O coração pecaminoso é feio demais.

Somos seres diferentes uns dos outros. É comprovado que não há impressões digitais iguais. Nós somos milagre de Deus! Isto não é maravilhoso?

“[...] não precisamos ir até os confins da terra em busca de maravilhas, nem mesmo cruzar a soleira de nossa própria casa; as maravilhas são abundantes em nosso próprio corpo.²⁷” (SPURGEON, Charles H. p. 897. apud LOPES, Hernandes Dias. p. 1497) (9)

Nós não somos qualquer coisa, todos nascemos com propósitos específicos de Deus. A vida é tão misteriosa que não temos palavras para explicar, porém de uma coisa eu tenho absoluta convicção: - “Nossa história foi escrita de antemão por Deus.” Isso é tão infinito, misterioso... como é infinito e misterioso o nosso Pai Celestial.

“Davi declarou que Deus está presente na concepção e no nascimento, pois somos feitos à imagem de Deus, e ele tem um propósito específico para cada pessoa que nasce. Vivemos em nosso corpo e com ele toda nossa vida, e sabemos como é admirável. Deus nos formou da maneira como deseja que sejamos, e quaisquer que sejam nossas opiniões sobre nossa estrutura, aparência ou habilidades, devemos aceitar sua vontade. O verbo "tecer" (v. 13) significa cobrir ou "cingir" (ver Is 32:12). Deus tece o ser humano no útero da mãe, e o aborto interrompe esse milagre. Que tragédia!” (10)

É maravilhoso saber que já estávamos na mente de Deus antes que Ele criasse o mundo. Sua perfeita vontade nos é revelada através de Jesus Cristo.

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” – Efésios 2:10 (Almeida Revista e Atualizada).

    “Porém, o Senhor fez mais do que criar e formar nosso corpo; também planejou e determinou nossos dias (v. 16). É bem provável que isso inclua a extensão da vida (Jó 14:5) e as tarefas que reservou para realizarmos (Ef 2:10; Fp 2:12, 13). Não se trata de uma forma de fatalismo ou de predestinação insensível, pois aquilo que somos e aquilo que Deus tem planejado para nós vêm de seu coração amoroso (33:11) e é seu melhor para nós (Rm 12:2). Se vivemos de modo insensato, podemos morrer antes do tempo determinado por Deus, mas os filhos fiéis de Deus são imortais até que tenham completado seu trabalho. Como ignorar que Deus nos deu um corpo tão maravilhoso e planejou uma vida tão extraordinária? A vida não é uma prisão, mas sim uma peregrinação emocionante, e o Senhor nos preparou para aquilo que tem reservado para nós. Nossa responsabilidade é entregar todo nosso ser a ele diariamente, meditar sobre seus pensamentos que se encontram em sua Palavra (92:5; Is 55:8, 9) e caminhar no Espírito. Deus pensa em nós! (Jr 29:11). Será que não devemos pensar nele também?” (11)

É maravilhoso meditar nos propósitos de Deus. Ele sabe quantos dias você vai viver nesta terra. Você foi devidamente planejado na mente divina antes de ser concebido no ventre de sua mãe. Você é um projeto de Deus antes que os dias existissem. Glória a Deus!

Você não está neste mundo por acaso. Deus tem um plano para você. Ele te criou, te conhece, e está sempre contigo.

    “É preciso deixar claro que a onisciência divina não faz de Deus o responsável pelo mal moral nem o torna o agente das escolhas erradas das pessoas. Embora Deus conheça o fim desde o começo, e jamais é pego de surpresa, uma vez que não determinou as escolhas erradas dos homens. Além do mais, a presciência divina não está em oposição à responsabilidade humana.” (12)

O apóstolo Paulo termina o capítulo 11 de Romanos com a grandiosa doxologia, exaltando a riqueza, a sabedoria e o conhecimento de Deus!

“33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?
35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?
36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” - Romanos 11:33-36 (Almeida Revista e Atualizada).

Todo o nosso aprendizado teológico deve resultar em doxologia, culto diário de adoração a Deus. Que o Espírito Santo nos coloque prostrados em submissão e adoração ao Criador de todas as coisas. Que sejamos eternamente gratos por todas as dádivas recebidas por intermédio de Jesus Cristo.

Embora nossa mente finita não compreenda com exatidão os atributos de Deus, entendemos que somos totalmente dependentes Dele, que não podemos gerenciar nossas próprias vidas. Reconhecendo sempre que Ele é o sustentador de tudo, que todas as coisas foram criadas e existem por Ele, para Sua própria glória.

Se o Espírito de Deus tocou o seu coração, ore juntamente comigo:

Oração: Deus de toda a providência. Em Tuas mãos estão todos os meus problemas, preocupações, ansiedades, necessidades, medos. Tua Palavra nos garante que nada foge do Teu controle. Busco tua orientação e socorro nestes momentos turbulentos que estou vivenciando. Reconheço Sua soberania na minha vida, que és o Senhor do Universo, provedor de todas as coisas necessárias aos seus filhos. Entendo que jamais desampara um filho seu. Entendo pela Tua Palavra que sempre provês o necessário para nossas vidas. Supre e fortalece minhas necessidades físicas, morais, intelectuais, financeiras e espirituais. Fortalece-me, mantendo a paz que o mundo não pode receber, paz que ultrapassa todo o entendimento humano para superar as dificuldades e confiar na Tua promessa que jamais nos abandonará. Que os teus propósitos se cumpram em minha vida, para a Tua glória. Em nome de Jesus Cristo te agradeço.

Amém

Continua...

Josnei Borges dos Santos

Referências bibliográficas:

(1) PIPER, John. Providência. 1. ed. São José dos Campos: Fiel. 2022. p. 22, 23.

(2) SPURGEON, Charles. Os Tesouros de Davi, vol. 3. 1. ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleais de Deus. 2017. p. 920.

(3) SPURGEON, Charles. Os Tesouros de Davi, vol. 3. 1. ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleais de Deus. 2017. p. 918, 919.

(4) SPURGEON, Charles. Os Tesouros de Davi, vol. 3. 1. ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleais de Deus. 2017. p. 917.

(5) LOPES, Hernandes Dias. Salmos: O livro das canções e orações do povo de Deus, 73-150, vol. 2. 1. ed. São Paulo: Hagnos. 2022. p. 1496.

(6) LOPES, Hernandes Dias. Salmos: O livro das canções e orações do povo de Deus, 73-150, vol. 2. 1. ed. São Paulo: Hagnos. 2022. p. 1497.

(7) LOPES, Hernandes Dias. Salmos: O livro das canções e orações do povo de Deus, 73-150, vol. 2. 1. ed. São Paulo: Hagnos. 2022. p. 1497.

(8) LOPES, Hernandes Dias. Salmos: O livro das canções e orações do povo de Deus, 73-150, vol. 2. 1. ed. São Paulo: Hagnos. 2022. p. 1497.

(9) LOPES, Hernandes Dias. Salmos: O livro das canções e orações do povo de Deus, 73-150, vol. 2. 1. ed. São Paulo: Hagnos. 2022. p. 1497.

(10) WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Antigo Testamento: volume III, Poéticos. 1. ed. Santo André: Geográfica editora. 2006. p. 345.

(11) WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Antigo Testamento: volume III, Poéticos. 1. ed. Santo André: Geográfica editora. 2006. p. 345.

(12) LOPES, Hernandes Dias. Salmos: O livro das canções e orações do povo de Deus, 73-150, vol. 2. 1. ed. São Paulo: Hagnos. 2022. p. 1498.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem